domingo, 3 de fevereiro de 2013




Histórias da nossa terra

«E os ministros de qualquer Estado
sempre foram iguais.
Blá, blá, falam, falam sem chegar a lugar nenhum,
e deixam-te feliz e enganado.»
C. Pascarella


A Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente – eleita nas listas do Partido Comunista Português (PCP) e que cumpre o terceiro e último mandato – reformou-se aos 48 anos, passando a auferir uma reforma de 1.859,67 euro; enquanto isso, os seus correligionários vociferam nas ruas e no Parlamento contra as mordomias e reformas douradas.
Ainda não se aproximavam as eleições autárquicas do final do ano e já sabíamos que o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) tencionavam fazer letra morta da “lei da limitação de mandatos”, aprovada em 2005. Em resultado temos assistido às mais incríveis “estórias”, autênticas lutas palacianas.
Embora um dos autores da lei, Paulo Rangel, defendesse que o espírito é o de não permitir candidaturas a outras autarquias (reconhecendo, no entanto, que a lei permite duas interpretações), o PSD – “entre a espada e a parede” face à já anunciada candidatura de Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto – viu-se obrigado a embarcar com o Presidente da Câmara de Gaia na travessia do Douro. Posição tanto mais contraditória quando já se sabia que o Presidente/candidato Menezes defende a fusão das cidades do Porto e Gaia. (Menezes só copia as ideias que lhe interessam: Rangel defende há largos anos a criação de uma grande metrópole a Norte, resultante da fusão de Gaia, Porto e, até, Matosinhos e Maia). Como se não bastasse, a escolha do candidato do PSD à Câmara de Gaia tem – ainda sob a batuta de Meneses – conhecido os mais inéditos e inarráveis episódios: a “batata podre” foi mesmo arremessada para Lisboa e caiu no colo de Passos Coelho.
No PS a luta pela direcção do partido deixou o País em suspense durante uma noite: à hora de fecho dos jornais matutinos do dia seguinte era segura a candidatura de António Costa à liderança, mas durante a madrugada deu-se mais um inarrável episódio: afinal a liderança não estava em causa e o “salteador do trono perdido” quedava-se, para já, como candidato à Câmara de Lisboa. Temendo uma briga fratricida, ficamos todos, ainda mais, descansados quando soubemos que afinal tudo ficou “em águas de bacalhau” durante uns tempos (necessários para a contagem de espingardas) e que  Francisco Assis (aquele mesmo que defendeu um Renault Clio não era carro digno do líder parlamentar do PS) foi convidado para direcção do PS (Secretariado Nacional) e, segundo alguma imprensa (desmentida pelo próprio), para encabeçar a lista do PS nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, em 2014. (Esta última é uma excelente noticia para os concorrentes políticos do PS pois, desde os tempos de Presidente da Câmara de Amarante, já lá vão uma dezena de anos, não se conhece uma eleição, autárquica ou nacional, que o Francisco Assis tenha vencido).
No Partido Popular (CDS-PP) a gestão da coligação governamental não tem, segundo a imprensa, sido fácil: recentemente, a nomeação de Franquelim Alves para Secretário de Estado deixou particularmente embaraçado o centrista Nuno Melo, que presidiu à comissão parlamentar de inquérito ao BPN. Mas as eleições autárquicas trouxeram novos problemas: a imperatividade de apoiar a candidatura do social-democrata Fernando Seara à presidência da Câmara de Lisboa deitou tudo a perder na posição – até então intransigente – quanto à “lei das incompatibilidades”: alguns centristas chamavam “chico-espertos” aos autarcas (como Menezes e Seara) que, atingido o limite de mandatos, se candidatam à presidência doutra Câmara Municipal. Por clarificar fica, no entanto, a difícil posição do CDS-PP na candidatura à Câmara do Porto: apoiar Menezes está fora de tempo e apoiar a candidatura de Rui Moreira pode atirar a presidência do executivo portuense para colo do candidato socialista, Manuel Pizarro.
No Bloco de Esquerda, o autoexcluído ex-líder, Francisco Louça, parece querer ressuscitar e “dar uma mãozinha” aos actuais líderes: fundação duma nova corrente ("Socialismo"). Naturalmente que todos nos interrogamos se do documento constam propostas concretas e exequíveis ou se é “mais do mesmo”: crítica, demagogia e irresponsabilidade.
Os casos relatados são episódios públicos da política portuguesa, retirados da imprensa: são o lado “não oculto” dos partidos políticos. Cabe aos portugueses, antes de mais, definir se é esta classe política que vai decidir onde é que o Estado irá poupar os quatro mil milhões de euros (4.000.000.000 euros).   

Sem comentários:

Enviar um comentário